Necessidade de fazer Psicoterapia, quem tem?

Psicoterapia é um processo de tratamento psicológico manejado entre cliente/paciente e um Psicólogo, devidamente credenciado no Conselho de Psicologia (CRP). A indicação para psicoterapia pode advir de outros profissionais como: Professores; Médicos, Assistentes Sociais, entre outros. No entanto, na maioria das vezes é iniciativa da própria pessoa.

Logo, não há regra para se buscar um Psicólogo. Vale ouvir sua intuição, e levar em consideração se você consegue lidar com seus sentimentos e sofrimentos sozinho, ou se ter alguém especializado ao seu lado para te ajudar nessa etapa da vida será importante.

A psicoterapia se faz necessária tanto nos momentos de fragilidade em que o sofrimento já se faz presente, quanto como preparação para um momento decisivo e que possa causar muita tensão. O necessário é perceber a importância que a psicoterapia tem para auxiliar na solução de uma situação problema que está te afligindo, e que tem tomado seus pensamentos. Essa situação problema trás sofrimento, e por conta dessa dor, você sente a necessidade de estar com alguém que possa te ajudar.

O processo de psicoterapia é para todos que sofrem por uma dor, ou inquietação, que sozinho tenha sido difícil de lidar, ou que está em vias de passar por um momento de carga emocional muito forte, seja uma escolha (vestibular, tirar CNH, …), seja uma imposição da vida (a possibilidade de uma perda, falecimento, término de relacionamento).

Ok, mas só quem sofre pode ir ao Psicólogo? Necessariamente não, o que geralmente acontece é que diante de um desequilíbrio emocional, que envolve algum sofrimento, a vontade de se fazer terapia é mais forte. Às vezes, urgente. Mas o foco da psicoterapia é o autoconhecimento e, desta forma, qualquer pessoa que se sinta tocado por essa ideia pode procurar um psicólogo. Por isso que, muitas pessoas que vão ao psicólogo por um ponto específico, acabam estendendo a psicoterapia por longos períodos de sua vida.

O indispensável é a procura por um profissional ético, devidamente registrado no conselho Regional de Psicologia com registro ativo e que te deixe confortável e que te permita abrir seu coração. E afastar o pensamento popular de que Psicólogo é para gente louca, fraca, doente mental… essas coisas bobas que as pessoas falam sem saber.

E o que dizer na primeira sessão? Não existe um roteiro exato, ou algo obrigatório para ser falado, mas o que geralmente acontece nessa sessão é uma breve entrevista que chamamos de anamnese. Certamente falaremos sobre o motivo que lhe fez buscar o tratamento e um breve histórico de sua vida.

Meu nome é Andressa e quero lhe convidar para uma sessão para nos conhecermos e cuidar da sua saúde psíquica!