Depressão

Vamos ter de falar sobre ela e vamos falar sempre com muito amor.

A depressão é uma doença de difícil compreensão tanto para quem foi acometido, quanto para quem está ao lado do adoecido. É preciso entender e aceitar que a depressão tem formas diferentes de acometer cada pessoa. Claro que existem características gerais da doença, mas cada um tem uma forma de reagir a esses sintomas gerais. Sendo assim, o que ajudou uma pessoa pode abalar outra. Por tanto, a primeira regra é não generalizar nada em relação as respostas que cada indivíduo oferece por seu sofrimento.

É comum imaginar que alguém deprimido estaria sempre triste, isolado, de cama, sem fome, sem sono, ou dormindo muito… E isso acontece de fato, mas não permanentemente e pode oscilar de um extremo ao outro. O interessante é que, também, acontece com pessoas sem depressão e ora ou outra a pessoa volta para seu funcionamento comum. Isso pode confundir as pessoas que acreditavam que estivesse deprimida e se curou sozinha, com seu próprio esforço, ou fé. E que todas as pessoas poderiam fazer o mesmo.

Em um outro ponto, existem deprimidos que saem para baladas, que praticam exercícios físicos, que contam piadas, que vivem na Igreja, que namoram, se irritam e brigam e, que parecem estar aproveitando ao máximo sua vida… Contudo, para realizarem essas atividades escondem, ou tentam ignorar um vazio constante. Isso porque a depressão tem graus de acometimento. Fazendo com que as pessoas ao redor não percebam, ou não compreendam o sofrimento, que acaba sendo classificado como frescura, quando em um breve momento essa pessoa faz uma reclamação, ou tem uma baixa em seu astral.

Cientificamente a depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia, prostração, sensação de esvaziamento, desmotivação; algumas vezes sem um motivo evidente. O desânimo sem fim é fruto de desequilíbrios na bioquímica cerebral, pois há uma diminuição na oferta de neurotransmissores como a serotonina, que está ligada à sensação de bem-estar. Desta forma o indivíduo perde a vontade, exatamente assim, não tem vontade de nada.

Se você sente que existe algo de errado com você busque por um Psicólogo. Se conhece alguém que está precisando de ajuda indique um Psicólogo. A Psicoterapia faz o indivíduo encarar a vida de outras formas, pois aplica técnicas eficazes para o tratamento da depressão e de outros transtornos. Nem toda tristeza é depressão, mas todo desconforto psíquico e emocional merece ser cuidado. Sua dor não precisa atingir outras pessoas para que você mereça ser tratado, cuidado e amado. Você pode decidir, com algum esforço, que merece ser a melhor versão de você mesmo. Esse é o objetivo da Psicoterapia. Te dar forças e ferramentas para ir além.

Se alguém perto de você está passando por um momento complicado você pode ajudar dando um abraço sincero. Uma das coisas que mais debilitam uma pessoa, que já está em sofrimento, é ouvir coisas do tipo: “Você tem de ir para a Igreja, isso é falta de Deus no coração.” Ou: “Você tem de se ocupar, fazer uma faxina…”, ou ainda: “Você é tão bonita, tá querendo chamar atenção”. Troque essas frases nocivas por algo como: “Olha não sei o que você está sentindo, mas conta comigo”. E quando não souber o que dizer, segure a mão da pessoa e fique em silêncio. Isso vale para a depressão e para tudo que é complicado na vida. E depois busque ajuda profissional!